Petróleo em queda

O aumento da produção verificado na Líbia, país que não assinou o acordo da OPEP no fim do ano passado. E o aumento das reservas do crude nos EUA têm feito cair o preço do petróleo.

Petróleo está em queda. O preço por barril está perto dos 54 dólares, depois de terem sido revelas as reservas semanais de energia nos EUA, e se ter verificado um aumento nas reservas de crude. E depois de a Líbia ter aumentado a produção os valores mais altos desde 2014.

A Líbia, que ficou de fora do acordo assinado pelos treze países membros. E os onze não membros, da OPEP para limitar a produção do ouro negro e equilibrar o mercado. Aumentou a produção para os 715 mil barris por dia, e ao que tudo indica. Vai continuar a aumentar a produção este ano, segundo referiu o presidente da petrolífera estatal.

Desde que o acordo foi posto em prática, no início do ano, que o petróleo tem estado acima dos 50 dólares, a meta fixada pelo cartel. A organização concordou ainda em monitorizar a produção. De modo a verificar o cumprimento do acordo estabelecido. A Arábia Saudita refere que 80% da redução prevista pela OPEP. já está a ser posta em prática desde o dia 1 de janeiro.

“O risco de aumento da produção na Líbia e das reservas energéticas. dos EUA está a por o ouro negro sob pressão”, disse Ric Spooner, analista do CMC Markets em Sidney. “Por outro lado, existe o acordo da OPEP que está a tirar barris. Em excesso do mercado, que é que está a equilibrar os preços”, acrescentou.

O crude está nesta quarta-feira a negociar nos 52,88 dólares o barril, com uma desvalorização de 0,56%, e o brent está a ser negociado nos 55,14 dólares por barril, com um recuo de 0,54%.

Fonte: ECO PT

Petróleo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *