Petrobras suspende trânsito de navios no Estreito de Ormuz, diz operador saudita

Cerca de 20% do suprimento mundial de petróleo passa por navios-tanque pelo Estreito de Ormuz

A Petrobras suspendeu o trânsito de navios no Estreito de Ormuz, segundo o operador petroleiro do estado saudita Bahri. O Estreito de Ormuz fica entre o golfo de Omã e o golfo Pérsico, com o Irã e os Emirados Árabes Unidos em cada costa, importante corredor de transporte de petróleo.

O operador petroleiro do estado saudita Bahri suspendeu o trânsito de navios pelo estreito depois que o Irã lançou um ataque a bases militares no Iraque, onde as tropas dos EUA estão alocadas.

Um comunicado do operador a corretores, ao qual o “Wall Street Journal” teve acesso, informa que a recomendação seria de não atravessar o estreito até as 16 horas do horário local.

As taxas diárias de frete para grandes transportadoras de petróleo bruto (VLCCs, na sigla em inglês) aumentaram de um dia para o outro para entre US$ 20 mil e US$ 130 mil.

Cerca de 20% do suprimento mundial de petróleo passa por navios-tanque pelo Estreito de Ormuz e qualquer interrupção nas travessias de navios-tanque pode perturbar os mercados de energia.

Ataque altera rotas de viagem e comércio

Horas após o Irã ter lançado dois ataques às tropas americanas no Iraque, as repercussões econômicas sacudiram a região do Golfo Pérsico. Agressões entre os EUA e o Irã agora ameaçam interromper rotas vitais de viagens e comércio, o que seria um golpe devastador para os países do Golfo que procuram se diversificar da dependência do petróleo.

A gigante do petróleo Saudi Aramco estava considerando desviar navios-tanque que transportam seus produtos para evitar o Estreito de Ormuz, segundo pessoas próximas à petroleira. A Aramco não respondeu imediatamente aos pedidos de comentário.

Qualquer interrupção nas passagens de navios-tanque pode perturbar os mercados de energia. Cerca de 20% do suprimento mundial de petróleo passa por navios-tanque pelo Estreito de Ormuz, uma via estreita entre o Golfo Pérsico e o Oceano Índico.

As companhias aéreas globais cancelaram voos no espaço aéreo do Oriente Médio na quarta-feira, após a Administração Federal de Aviação dos EUA ter anunciado que proibiria as transportadoras americanas de viajar no espaço aéreo sobre o Irã, o Iraque e o Golfo Pérsico.

A região já viveu meses de tensões entre a Casa Branca e Teerã, provocadas pela decisão dos EUA de impor sanções econômicas ao Irã. O assassinato de Qassem Soleimani inflamou ainda mais a situação.

Em resposta ao assassinato, o Irã disparou mais de uma dúzia de mísseis balísticos contra as forças dos EUA no Iraque, de acordo com autoridades dos EUA. Não parecia haver vítimas nos EUA.

As companhias de navegação da região redirecionaram cargas para Omã, de acordo com um funcionário dos EUA, em vez de usar os Emirados Árabes Unidos, um aliado dos EUA que o Irã ameaçou retaliar por outras ações da Casa Branca.

As transportadoras Emirates Airline e Flydubai e EgyptAir disseram que cancelaram voos de e para a capital iraquiana, Bagdá, na quarta-feira. Essas companhias seguiram a Gulf Air, sediada no Bahrein, as Flynas da Arábia Saudita e a Royal Jordanian Airlines, que cancelaram voos de e para Bagdá já na sexta-feira, em resposta ao assassinato de Soleima

A Air France, Qantas e KLM também suspenderam todos os vôos no espaço aéreo iraniano e iraquiano.

As companhias aéreas dos EUA não voam para a região do Golfo Pérsico, mas os voos da Delta Air Lines Inc. e da United Airlines Holdings Inc. entre Nova York e Índia se desviam para o norte do Iraque e do Irã.

A possibilidade de um conflito em toda a região estimulou os aliados dos EUA na Arábia Saudita a fazer propostas pacíficas para Teerã, de acordo com autoridades dos EUA e da Arábia Saudita.

Após os ataques de quarta-feira, no entanto, o Irã alertou os EUA seriam o próximo alvo se Washington retaliar. “Se esses combatentes [dos EUA] fizerem um ataque, o Irã também lançará mísseis nos EUA”, disse a Guarda Revolucionária Islâmica em seu canal Telegram nesta quarta-feira.

Setor de energia está em alerta

O setor de energia do Golfo está em alerta de alta segurança desde setembro, quando ataques a drones e mísseis contra instalações de petróleo da Arábia Saudita destruíram metade da produção de petróleo do reino. As greves elevaram os preços do petróleo em 14%. A Arábia Saudita culpou o Irã, que negou envolvimento.

Esse ataque também seguiu uma série de explosões e tentativas de sabotagem contra navios no Golfo Pérsico, pelos quais os EUA culparam o Irã. Esses incidentes já haviam aumentado os custos globais de seguro e transporte e levaram os militares dos EUA e do Reino Unido a aumentar sua presença na região.

Os Emirados Árabes Unidos, que abrigam a cidade-estado de Dubai, ficam a menos de 160 quilômetros do Golfo Pérsico, a partir do Irã, e se tornaram o principal centro comercial da região, dependente de uma grande população expatriada do Oeste e da Ásia. A liderança dos Emirados também tem sido um dos oponentes mais importantes da expansão do Irã no

O ministro da Energia dos Emirados Árabes Unidos, Suhail al-Mazrouei, reconheceu que seu país é vulnerável a conflitos regionais, mas disse que não quer uma guerra com o Irã.

“Estamos muito perto do Irã, a última coisa que queremos é a tensão no Oriente Médio”, disse ele em uma conferência sobre energia em Abu Dhabi na quarta-feira de manhã.

Mazrouei se recusou a comentar sobre novas medidas de segurança que a indústria do petróleo possa estar implementando. Mas autoridades dos EUA e dos Emirados disseram que a infraestrutura de energia, como a da Arábia Saudita, é particularmente vulnerável a ataques.

Após os ataques de setembro às instalações petrolíferas sauditas, os EUA encomendaram um estudo que concluiu que sua infraestrutura de energia seria incapaz de lidar com um ataque iraniano, segundo uma pessoa familiarizada com o relatório.

Fonte: Valor Econômico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *